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Universidade Federal do Ceará
Departamento de Saúde Comunitária

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Edital de Monitoria DSC 2024

Data de publicação: 1 de fevereiro de 2024. Categoria: Sem categoria

EDITAL Nº 1/2024/DSC/FAMED/UFC

 

1. A Chefia do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará TORNA PÚBLICO que, durante período de 01 a 16 de fevereiro de 2024,estarão abertas as inscrições para a seleção de admissão à Monitoria em Saúde Comunitária para o Curso de Medicina, referente ao Programa de Iniciação à Docência (PID) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGAD).Ao todo, serão ofertadas 8 (oito) vagas para MONITORIA REMUNERADA e 21 (vinte e uma) vagas para MONITORIA VOLUNTÁRIA, distribuídas conforme o quadro abaixo:

Disciplinas Remunerada Voluntária
Fundamentos da Prática e da Assistência Médica (ABS-1) 1 3
Diagnóstico de Saúde da Comunidade (ABS-2) 1 1
Saúde, Cultura e Sociedade – (ABS-3) 0 1
Clínica e Gestão da APS/Medicina de Família e Comunidade (ABS-4) 1 3
Método Científico – (DP-2) 1 3
Saúde, Trabalho e Ambiente – (DP-3) 1 3
Bioética: Aionética-Ética-da-Vida – (DP-5) 1 2
Clínica das Doenças Infecciosas e Parasitárias 1 4
Bioestatística (Enfermagem) 0 1
Epidemiologia Especial (Enfermagem) 1 0
TOTAL DE VAGAS 8 21

2. As inscrições acontecerão exclusivamente on-line, no site do Departamento de Saúde Comunitária (https://saudecomunitaria.ufc.br/pt), através do formulário eletrônico https://forms.gle/AoGMWtEdDUiPW5gW6, durante o período de 01 a 16 de fevereiro de 2024, das 00h do primeiro da às 23h59min do último dia,onde também serão fornecidas informações complementares aos interessados.
O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa é a Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório e ocorrerá de forma presencial no dia 20 de fevereiro de 2024, às 9:00 no auditório do 5º andar do Bloco Ronaldo Ribeiro.

A segunda etapa, de caráter classificatório, será a realização de entrevista e análise dos históricos escolares. A data da 2ª etapa será realizada no período entre os dias 21 de fevereiro a 01 de março. Durante este período, cada coordenador(a) de módulo definirá o dia e horário das entrevistas e avisará com antecedência para os candidatos aprovados na 1ª etapa do processo seletivo.

3. O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:a) a) Correto preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição.

b) Cópia atualizada do Histórico Escolar do Curso de Graduação, no formato PDF, comprovando que cursou e foi aprovado no módulo pretendido para monitoria, que deve ser enviado (upload) através do Formulário Eletrônico de Inscrição.

c) PARA INSCRIÇÕES NO MÓDULO DP-2, é necessário estar cursando do terceiro ao sétimo semestre.

d) PARA INSCRIÇÕES NO MÓDULO DP-5, é necessário estar cursando o sexto ou sétimo semestre. Portanto, não serão aceitas inscrições de estudantes cursando o oitavo semestre ou Internato.

e) PARA INSCRIÇÕES NO MÓDULO Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitária, é necessário ter cursado o sétimo semestre.

PARÁGRAFO ÚNICO: NÃO SERÁ ACEITA, SOB QUALQUER ALEGATIVA, A INCORPORAÇÃO DE QUAISQUER DOCUMENTOS EM MOMENTO POSTERIOR AO ATO DE INSCRIÇÃO.

4. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO:

Etapas do Processo Seletivo Datas
Prova Escrita 20 de fevereiro de 2024
Entrevista e análise do histórico escolar 21 de fevereiro a 01 de março de 2024
Divulgação do Resultado Final 05 de março de 2024

5. DAS ATRIBUIÇÕES DOS MONITORES REMUNERADOS E VOLUNTÁRIOS

Os monitores remunerados e voluntários deverão cumprir as seguintes atribuições:

a) Cumprir 12 horas semanais de atividades de monitoria, conforme horários preestabelecidos com o professor, sem que prejudique as demais atividades acadêmicas;

b) Elaborar, juntamente com o professor-orientador, o plano de trabalho da monitoria;

c) Participar das tarefas didáticas, inclusive na programação de aulas e em trabalhos escolares;

d) Auxiliar o professor-orientador na realização de trabalhos práticos e experimentais, na preparação de material didático e em atividades de classe e/ou laboratório;

e) Contribuir, juntamente com o professor-orientador, para a avaliação do andamento da disciplina ou da área;

f) Participar das atividades e eventos do PID promovidos pela Prograd;

g) Conhecer os termos e as exigências da legislação vigente relativa à atividade de monitoria, descritas na Resolução Nº 01/CEPE, de 04 de março de 2005;

h) Obter aprovação nas disciplinas matriculadas e não realizar trancamento ou abandono, sem motivos que justifiquem tais procedimentos;

i) Apresentar, ao final do período de monitoria, para apreciação do Departamento, relatório descritivo das atividades desempenhadas, acompanhado do parecer do professor-orientador, o qual, após homologação, será encaminhado ao GTM.

6. DISPOSITIVOS FINAIS

a) A Prova Escrita é eliminatória, sendo 6,0 (seis) a nota mínima para aprovação.

b) Divulgação do RESULTADO FINAL ocorrerá no dia 05 de março de 2024, a partir das 17h, através do Site do Departamento de Saúde Comunitária.

c) Uma lista de classificação única será formulada com base na nota final do concurso atribuída a cada aluno.

d) A chamada para ocupação das vagas remuneradas e voluntárias seguirá a ordem da lista de classificação única no processo seletivo, tendo o candidato mais bem classificado preferência de escolha sobre qual modalidade de bolsa intenciona ocupar.

e) Em caso de empate entre candidatos, será utilizada a nota final obtida no módulo pleiteado como critério de desempate.

f) Os casos omissos serão avaliados pela Comissão de Monitoria do Departamento.

 

Fortaleza, 01 de fevereiro de 2024.

 

Prof. Dr. Marcelo José Monteiro Ferreira

Chefe do Departamento de Saúde Comunitária

 

Prof. Dr. Luciano Lima Correia

Sub-Chefe do Departamento de Saúde Comunitária

 

 

ANEXOS AO EDITAL

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PID/2024
DEPARTAMENTO DE SAÚDE COMUNITÁRIA /FAMED

 

Disciplina: Fundamentos da Prática e da Assistência Médica (ABS1)

 

ASSUNTOS

  1. Abordagem do Processo Saúde/Doença 1
  2. Sistema Único de Saúde – Evolução Histórica das Políticas Públicas e de Saúde no Brasil 2,3
  3. Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família 4

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 

  1. ROUQUAYROL, M. Z. et al. Epidemiologia, História Natural, Determinação Social, Prevenção de doenças e Promoção da Saúde. In: ROUQUAYROL, M. Z.; SILVA, M. G. C. Da (Eds.). Epidemiologia & Saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. p. 9– 23.

 

  1. ROSEMBERG, A. M. F. A. Breve História da Saúde Pública no Brasil. In: ROUQUAYROL, M. Z.; SILVA, M. G. C. Da (Eds.). In: Epidemiologia & Saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. p.1–8.

 

  1. TEXEIRA, C. F.; SOUZA, L. E. P. F. De; PAIM, J. S. Sistema Único de Saúde. In: PAIM, J.; FILHO, N. de A. (Eds.). Saúde Coletiva: teoria e prática. 1. ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. p. 121– 137.

 

  1. ANDRADE, L. O. M. De et al. A Estratégia de Saúde da Família e o SUS. In: ROUQUAYROL, M. Z.; GURGEL, M. (Eds.). Epidemiologia & Saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. p. 557–577.

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Profa. Virgínia Oliveira Fernandes Cortez

Prof. José Roberto Pereira de Sousa

__________________________________________________________

Disciplina: Diagnóstico de Saúde da Comunidade (ABS2)

 

ASSUNTOS

  1. Conceitos e usos da epidemiologia
  2. História natural das doenças e níveis de prevenção. Transição demográfica, epidemiológica e nutricional.
  3. Causalidade e modelos de causalidade.
  4. Processo saúde-doença (medidas de morbidade): incidência e prevalência
  5. Conceitos de variáveis e de dados primários e secundários. Construção de bancos de dados.
  6. Análise descritiva de dados. Medidas de tendência central e de dispersão.
  7. Sistemas de Informação em Saúde e uso do Datasus
  8. Processo saúde-doença (medidas de mortalidade – Parte 1): Taxa de mortalidade geral, específica e mortalidade proporcional. Padronização pelo método direto e indireto.
  9. Processo saúde-doença (medidas de mortalidade – Parte 2): Indicadores de mortalidade infantil e razão de mortalidade materna
  10. Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis.
  11. Vigilância epidemiológica de doenças crônicas não transmissíveis.

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 

  1. Básica:
  2. Pereira, M.G., 1995. Epidemiologia: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
  3. Rouquayrol, M.Z. & Gurgel, M. [org] Epidemiologia & Saúde. Rio de Janeiro: Medbook.
  4. Beaglehole, R.; Bonita, R.; Kjellström, T, Tord. Epidemiologia básica. 2 ed. São Paulo: Santos, 2010. 213p. ISBN 9788572888394 (broch).http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/43541/5/9788572888394_por.pdf
  5. Introdução à Bioestatística. Sônia Vieira. GEN Guanabara Koogan.
  6. Complementar:
  7. ROTHMAN, Kenneth; GREENLAND, Sander; LASH, Timothy. Epidemiologia Moderna-3ª Edição. Artmed Editora, 2016.

Bioestatística. Sônia Vieira. GEN Guanabara Koogan.

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Profa. Larissa Fortunato Araújo

Profa. Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio

Prof. Hermano Alexandre Lima Rocha

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Disciplina:  Saúde, Cultura e Sociedade (ABS3)

 

ASSUNTOS

  1. Saúde e Cultura: os significados da doença na visão popular;
  2. Práticas Integrativas e Complementares;
  3. Redes Sociais e Adoecimentos Contemporâneos;
  4. Corpo, subjetividade e práticas em saúde;
  5. A pesquisa qualitativa: preparando para a pesquisa de campo com temáticas escolhidas nosemestre;
  6. Minorias Sociais e Atenção à Saúde: vendo e ouvindo os “invisíveis”.

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

ELMAN, C. G. A abrangência da antropologia médica. In: HELMAN,· C. G. Cultura, saúde e doença. Tradução Claudia Buchweitz e Pedro M. Garcez. 4. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 11-23.

 

MINAYO,M. Contribuições da antropologia para pensar e fazer saúde.· In: CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (Orgs.).Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2009. p. 189-218.

 

TELESI JÚNIOR, Emílio. Práticas integrativas e complementares em· saúde, uma nova eficácia para o SUS. Estudos avançados, v. 30, n. 86, p. 99-112, 2016.

 

POLAK, Y.N.S.; LABRONICI, L.M.; MANTOVANI, M.F.· Informação, comunicação e o cuidar: o verso e o reverso das práticas de cuidado. UNOPAR Cient., Ciênc. Hum. Educ., Londrina, v. 6, n. 1, p. 61-64, jun. 2005

 

BOSI, M.L.M. Pesquisa qualitativa em saúde coletiva: panorama e· desafios. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.vol.17,.n.3, 575-586, 2012.

 

FLICK, Uwe. Pesquisa qualitativa: por que e como fazê-la. In: FLICK,· Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. P.20-38

 

REGO, Sergio et al. Bioética e humanização como temas transversais· na formação médica. Rev bras educ med, v. 32, n. 4, p. 482-91, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n4/v32n4a11  CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Humanização na saúde: um· projeto em defesa da vida?. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a16.pdf

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Profa. Márcia Maria Tavares Machado

Profa. Maria Lúcia Magalhães Bosi

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Disciplina: Clínica e Gestão da APS/Medicina de Família e Comunidade (ABS-4)

 

ASSUNTOS

– Princípios da medicina de família e comunidade

– Abordagem familiar

– Consulta e abordagem centrada na pessoa

– Registro baseado em problemas

– Atenção domiciliar

– Introdução aos cuidados paliativos

– Abordagem em saúde mental pelo médico de família e comunidade

– Abordagem comunitária

– O papel do médico de família e comunidade na saúde da criança

– O papel do médico de família e comunidade na saúde do idoso

– O papel do médico de família e comunidade na saúde do adolescente

– Medicina de família e comunidade na favela

– Medicina de família e comunidade e a população do campo, floresta e águas

– Medicina de família e a população em situação de rua

– Medicina de família e comunidade e população privada de liberdade

– A Medicina de Família e Comunidade e a Saúde Planetária

– A Medicina de Família e Comunidade e a saúde rural

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 

1- DUNCAN B.B. et al. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseada em Evidências, 5৹ edição, ARTMED, Porto Alegre, 2022.

2- GUSSO, G; LOPES, J.M.C. Tratado de Medicina de Família e Comunidade : princípio, formação e prática. ARTMED, Porto Alegre, 2012.

3- MCWHINNEY, I.A.N R. Manual de Medicina de Família e Comunidade/ Mcwhinney, I.A.N; Freeman, T; tradução Burmeister, A.T, 3⁰ edição, ARTMED, Porto Alegre, 2010.

4- Ferramenta para avaliação e gestão da visita domiciliar na atenção primária à saúde: um relato de experiência. Pinheiro, J.V; Ribeiro, M.T.A.M; Fiuza, T.M; Montenegro Junior, R.M. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rio de Janeiro, janeiro-dezembro; 14 (41):1818.

5- Tratado de Atenção Domiciliar. Editores Leonardo Cançado Monteiro Savassi [et al.]. 1°edição. Manole, Santana de Parnaíba, 2022.

6- Manual de Cuidados Paliativos / Coord. Maria Perez Soares D’Alessandro,Carina Tischler Pires, Daniel Neves Forte … [et al.]. – Sao Paulo: Hospital Sirio- Libanes; Ministerio da Saude; 2020.

7- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 272 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, nº 33) ISBN 978-85-334-1970-4 1. Atenção Básica. 2. Atenção à Saúde. 3. Saúde da Criança. 4. Promoção da Saúde. I. Título. II. Série CDU 614-053.2

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Profa. Tatiana Monteiro Fiuza

Prof. Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro

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Disciplina: Método Científico – (DP-2)

 

ASSUNTOS

1) Universidade, ciência e formação acadêmica

2) O trabalho acadêmico: orientações gerais para o estudo na universidade

3) Teoria e prática científica

4) A pesquisa na dinâmica da vida universitária

5) As modalidades de trabalhos acadêmicos

6) Saúde mental do estudante de medicina

7) Relacionamento entre pessoa e médico

8) Emoções e a prática médica

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 

  1. Livro – SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2016
  2. Livro – STEWART, M.; BROWN, J.B.; WESTON, W.W. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. BURMEISER, A.T (Trad). Porto Alegre: Artmed, 2017
  3. Livro – BRACKETT, M. Permissão para sentir: como compreender nossas emoções e usá-las com sabedoria para viver com equilíbrio e bem-estar. RJ: sextante, 2021
  4. Artigos publicados sobre saúde mental do estudante de medicina

 

PROFESSORA RESPONSÁVEL

Profa. Kelen Gomes Ribeiro

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Disciplina: Saúde, Trabalho e Ambiente – (DP-3)

 

ASSUNTOS

1) Atenção à Saúde dos Trabalhadores: conceitos gerais

2) Riscos Ocupacionais

3) Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho: estratégias de intervenção, promoção da saúde e prevenção das doenças e dos agravos

4) Elementos introdutórios relacionados à perícia médica

5) Principais doenças relacionadas ao trabalho

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde do trabalhador e da trabalhadora. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. 136 p. (Cadernos de Atenção Brásica, n. 41). Versão preliminar eletrônica. Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/caderno-atencao-basica-41-saude-trabalhador-trabalhadora. Acesso em: 7 dez. 2018.

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Prof. Marcelo José Monteiro Ferreira

Profa. Maxmiria Holanda Batista

Prof. Saulo da Silva Diógenes

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Disciplina: Bioética: Aionética-Ética-da-Vida – (DP-5)

ASSUNTOS

1 O conceito de bioética como aionética (ética-da-vida).

2 PensArteCorpo: o exercício ético da aionética (ética-da-vida).

3 A relação entre o biopoder e a medicina: impactos e resistência.

4 A forma de vida do(a) estudante de medicina e o uso do jaleco: a captura de um

desejo, a delusão e a resistência.

5 O ser da medicina, o uso do jaleco e a potência destituinte: uma relação entre a vida.

o biopoder e o cuidado.

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 

Os Textos Didáticos do Módulo referentes aos cinco tópicos acima.

O/A estudante poderá solicitar ao professor os Textos Didáticos por intermédio do correio eletrônico: ursinoneto1@gmail.com

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Prof. Francisco Ursino da Silva Neto

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Disciplina: CLÍNICA DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS 

 

ASSUNTOS

  1. Riscos Biológicos
  2. Tétano
  3. Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
  4. Meningites
  5. Tuberculose Extrapulmonar
  6. HIV
  7. Arboviroses
  8. Infecções Sexualmente Transmissíveis
  9. Micoses Sistêmicas
  10. Leptospirose
  11. Leishmaniose Visceral
  12. Herpes Simples/Varicela-Zoster
  13. Antibiótico
  14. Covid-19 e Influenza

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 

  1. GOLDMAN, L.; SCHAFER, A. I. Goldman-Cecil. Tratado de Medicina Interna – 25a. Edição, 2016. Elsevier. USA.
  2. JAMESON, J. L.; FAUCI, A. S.; KASPER, D. L.; HAUSER, S. L.; LONGO, D. L.; LOSCALZO, J. Medicina Interna de Harrison. 18ª. Ed., Editora McGraw-Hill, 2019.
  3. VERONESI, R.; FOCACCIA, R. Tratado de Infectologia. 5a ed, Ed. Atheneu, 2015.
  4. TAVARES, Walter. Antibióticos e Quimioterápicos para o Clínico. 4a Ed. EditoraAtheneu, 2020.
  5. BENNETT, J. E.; DOLIN, R.; BLASER, M. J. Mandell, Douglas and Bennett’s Principles and Practice of Infectious Diseases. 9a ed., Elsevier, 2019.
  6. Manuais específicos do Ministério da Saúde: IST, Dengue, Chikungunya, Zica, Leishmaniose Visceral, Tuberculose, Covid-19, Influenza.
  7. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o manejo da infecção pelo HIV em Adultos (tratamento e infecções oportunistas). Ministério da Saúde, 2023.
  8. Guia de Vigilância em Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde. – 6. ed. rev. e atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2023.

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Profa. Lisandra Serra Damasceno

Profa. Mônica Cardoso Façanha

Prof. Roberto da Justa Pires Neto

Prof. Jorge Luiz Nobre Rodrigues

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Disciplina: BIOESTATÍSTICA (ENFERMAGEM)

 

ASSUNTOS

  1. Populações e Amostras.
  2. Estudos Transversais e Ecológicos.
  3. Estudos Analítico Coorte.
  4. Estudos Analítico Caso-controle.
  5. Estudo analítico intervencionista: Ensaio clínico.
  6. Variáveis: definições, tipos e processo de coleta de dados.
  7. Análise descritiva: Uso do DataSUS.
  8. Medidas de associação e risco.
  9. Testes de significância estatística.
  10. Intervalos de Confiança.

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 

  1. Leon Gordis. Epidemiologia. Edito ThiemeRevinter
  2. Naomar Almeida Filho. Epidemiologia & Saúde– Editora Guanabara Koogan
  3. Medronho RA. Epidemiologia. Editora Atheneu
  4. James F Jekel e col. Epidemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva–– Editora Artmed
  5. Fletcher, Robert H. e cols. Epidemiologia Clínica. Editora Artmed

 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Prof. Hermano Alexandre Lima Rocha

Prof. Luciano Lima Correia

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Disciplina: EPIDEMIOLOGIA ESPECIAL (ENFERMAGEM)

 

ASSUNTOS

  1. Histórico e conceito de epidemiologia.
  2. Epidemiologia Descritiva – Dimensões Pessoa, Lugar e Tempo.
  3. Pressupostos da epidemiologia.
  4. Epidemiologia analítica.
  5. Processo saúde-doença.
  6. Determinantes Sociais em Saúde.
  7. Modelo da história natural da doença.
  8. Medidas de frequência de doenças.
  9. Indicadores em saúde.
  10. Transições em Saúde Pública.
  11. Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
  12. Epidemiologia de Doenças Crônico-Degenerativas.
  13. Metas de Controle em Saúde Pública.
  14. Introdução a estudos epidemiológicos.
  15. Usos da epidemiologia.
  16. Fontes de Informações e Vigilância Epidemiológica.
  17. Dados e informações em saúde.
  18. Sistemas de Informação em Saúde.
  19. Investigação Epidemiológica de Casos e Epidemias.
  20. Epidemiologia e Vigilância Ambiental / Sanitária / Saúde do Trabalhador.

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Prof. Alberto Novaes Ramos Júnior

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