Liga de Saúde da Família (LISF) realiza visita domiciliar no Rodolfo Teófilo
Data da publicação: 21 de julho de 2017 Categoria: Sem categoriaA Liga de Saúde da Família (LISF), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Saúde Comunitária da FAMED/UFC, realiza visitas domiciliares na área de abrangência da UAPS Anastácio Magalhães, nos bairros Amadeu Furtado, Rodolfo Teófilo e Parquelândia. A atividade é realizada regularmente em conjunto com Agentes Comunitários de Saúde da equipe 345 da referida Unidade de Saúde.
Em 18 de julho último, a visita domiciliar foi especial e realizada com a participação ampliada da Liga de Anestesiologia e Dor (LIAD), da Liga de Cirurgia Torácica e do projeto Pesquisas e Projetos de Intervenção na Atenção Básica (PIABA).
Os alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFC estiveram nesta atividade de campo sob supervisão das Profas. Magda Almeida (DSC), Josenilia Alves (HUWC/EBSERH/UFC) e do Prof. Bernardo Coutinho (Fisioterapia/UFC). Foram atendidos pacientes com restrições de mobilidade do território adscrito da UAPS Anastácio Magalhães.
A Coordenadora da LISF, Profa. Magda Almeida, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC, destaca que o impacto deste tipo de atividade para os alunos de medicina e outros cursos é muito significativo. Para Magda Almeida “os estudantes dos diferentes cursos da saúde e projetos de extensão vivenciam o cuidado multidisciplinar no domicílio dos pacientes. Vivência que geralmente não possuem durante os cursos de graduação, com atendimento concentrado em enfermarias e ambulatórios“. Magda acrescenta ainda que “os futuros profissionais da saúde de diferentes cursos exercitam a abrangência, a coordenação e a longitudinalidade do cuidado na Atenção Primária“.
Alunos e professores da LISF participam regularmente de visitas domiciliares. As visitas são semanais, às terças-feiras pela manhã, e realizadas após análise das necessidades de Saúde da população, de modo que o aluno também desenvolve competências de planejamento e gestão. Na ocasião, Sr. Isac, Agente Comunitário de Saúde da equipe 345, deu suporte e subsídio quanto às informações da população adscrita.
Acima alunos planejando a visita domiciliar com o Agente Comunitário de Saúde.
Acima alunos e professores se preparando para deslocamento da UAPS Anastácio Magalhães para domicílios de pacientes.
A atividade naturalmente traz impactos para o SUS. As visitas domiciliares estão sendo realizadas em território de alta vulnerabilidade que dispõe irregularmente de equipes de saúde da família. Os Agentes Comunitários de Saúde têm tido a oportunidade de serem protagonistas dos processos decisórios no planejamento e priorização das necessidades de saúde do seu território. A atividade está suprindo uma lacuna que o serviço de saúde não tem conseguido atingir, permitindo o acesso aos cuidados de saúde multidisciplinar para 50 pacientes que possuem dificuldades de mobilidade e locomoção na área de responsabilidade da equipe de saúde de família 345.
Outras atividades desenvolvidas pela LISF podem ser conferidas em sua página em rede social neste link.