MOÇÃO DE APOIO À PROFESSORA MAGDA MOURA DE ALMEIDA
Data da publicação: 6 de dezembro de 2023 Categoria: Sem categoriaO Departamento de Saúde Comunitária da FAMED/UFC, através de seus/suas integrantes ativos/as e aposentados/as, vem manifestar integral apoio e solidariedade à professora Magda Moura de Almeida em virtude de ataques explícitos de difamação e aparente assédio moral ocorridos recentemente em ambiente acadêmico.
Magda Almeida, professora ativa do Departamento de Saúde Comunitária da FAMED/ UFC, atualmente no exercício de cargo de gestão no Complexo Hospitalar da UFC, mais precisamente na função de gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), foi exposta, nos dias 29 e 30 de novembro de 2023, pelo grupo de WhatsApp de professores/as da FAMED, a violentos ataques e constrangimentos públicos simplesmente por ter cumprido suas prerrogativas legais.
Medida administrativa rotineira e discricionária adotada pela professora/gestora causou descontentamento a terceiros, levando a manifestações reprováveis de difamação e possível assédio moral, manifestações essas agravadas pelo fato de a mesma ser mulher e terem sido proferidas em ambiente acadêmico virtual constituído por 164 professores e
professoras da FAMED.
O ineditismo da violência também merece ser destacado. Jamais professor ou professora, no exercício de cargo de gestão dos HUs, teve seus atos administrativos questionados de forma torpe no referido grupo de WhatsApp da FAMED.
Os comentários dirigidos à colega são potencialmente danosos à sua reputação profissional e pessoal, além de poder causar-lhe sofrimento psíquico.
Entendemos que a dignidade e o respeito no ambiente de trabalho são pilares essenciais, e qualquer comportamento que os ameace deve ser reprovado. Como instituição, devemos prezar pela ética, civilidade e respeito mútuo, não podendo ignorar ou tolerar atos que violem tais princípios.
De acordo com o Código de Ética dos Servidores da Universidade Federal do Ceará, é direito do Servidor/a “ser tratado com cortesia, respeito, educação e consideração pelos cidadãos, colegas de trabalho e superiores hierárquicos”.
Afirmamos que a professora Magda Almeida tem uma trajetória no DSC/FAMED/UFC marcada pela qualificação técnica e acadêmica, compromisso com a universidade pública, idoneidade, experiência acumulada em gestão do SUS e defesa incondicional do direito à saúde e ao ensino públicos e de qualidade.
Considerando o exposto, solicitamos à Direção da FAMED providências cabíveis. A tolerância a atos de difamação e possível assédio moral é inaceitável e deve ser combatida.
A presente Moção de Apoio foi aprovada por unanimidade, nesta data, pelo Colegiado do Departamento de Saúde Comunitária (DSC) e será encaminhada à direção da Faculdade de Medicina (FAMED), à Ouvidoria e à Comissão de Direitos Humanos da UFC.
Fortaleza, 04 de dezembro de 2023.
Assinam esta Moção de Apoio:
1. Alberto Novaes Ramos Júnior
2. Carmem Emmanuely Leitão Araújo
3. Francisco Ursino da Silva Neto
4. Jorge Luiz Nobre Rodrigues
5. José Roberto Pereira de Sousa
6. Kelen Gomes Ribeiro
7. Larissa Fortunato Araujo
8. Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr
9. Lisandra Serra Damasceno
10.Marcelo José Monteiro Ferreira
11.Marcia Maria Tavares Machado
12.Marco Tulio Aguiar Mourão Ribeiro
13.Maria Vaudelice Mota
14.Mariana Pompilio Gomes Cabral
15.Maxmiria Holanda Batista
16.Raquel Maria Rigotto
17.Ricardo José Soares Pontes
18.Roberto da Justa Pires Neto
19.Saulo da Silva Diógenes
20.Tatiana Monteiro Fiúza
21.Terezinha do Menino Jesus Silva
22.Virgínia Oliveira Fernandes Cortez