Seleção para Bolsas de Extensão

Data de publicação: 10 de março de 2023. Categoria: Sem categoria

A Coordenadora dos projetos de extensão abaixo relacionados informa que estarão abertas de 10/03/2023 a 13/03/2023, através do formulário eletrônico:https://forms.gle/psU3Wf3fXLtq6rCP6, as inscrições para o Processo seletivo de Bolsistas para os Projetos de Extensão abaixo relacionados:

Projeto Bolsas remuneradas Bolsas voluntárias
Conhecendo as Infecções Fúngicas Invasivas(2022.PJ.0047/2023) 01 03
Rede de Ações Posithivas no Combate ao Estigma – REAPCE (2023.PJ.0048) 01 03

Projeto ‘Conhecendo as infecções as Infecções Fúngicas Invasivas’

Infecções fúngicas invasivas (IFI) constituem um importante problema de saúde pública no mundo. Apesar disso, as IFI são frequentemente negligenciadas. Mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem um programa de vigilância e controle das IFI. Nos EUA os Centers for DiseaseControlandPrevention realizam notificação de algumas micoses sistêmicas como blastomicose, histoplasmose e coccidioidomicose. No Brasil, as IFI não estão contempladas na lista de doenças de notificação compulsória do Ministério da Saúde. Nas regiões Sul e Sudeste há uma elevada frequência de paracoccidioidomicose (PCM), criptococose e candidíase. Chama a atenção a endemia de esporotricose que assola o estado do Rio de Janeiro desde 1987. Na região norte, Rondônia representa uma zona hiperendêmica de PCM, enquanto no Nordeste e Centro-Oeste destaca-se alta frequência de histoplasmose. Coccidioidomicose acomete principalmente regiões nordestinas de clima semi-árido como Piauí, e alguns municípios do Ceará, e estão relacionados principalmente com a caça do tatu. Além disso, há um relevante déficit de profissionais com conhecimento sobre as IFI para desenvolver ações relacionadas a prevenção, diagnóstico e tratamento, em todas as regiões do Brasil. Portanto, o objetivo do projeto é divulgar o conhecimento sobre as IFI através de tecnologias de informação na rede social Instagram, para profissionais e estudantes da saúde e comunidade em geral, através de conteúdo criado pelos estudantes envolvidos.

Projeto ‘Rede de Ações Posithivas no Combate ao Estigma – REAPCE’

Apesar da mortalidade do HIV ter caído desde sua descoberta, outros fatores estruturais afetam a qualidade de vida dos portadores do vírus. Em 2019, um estudo feito com 1.784 pessoas, em sete capitais brasileiras, entre abril e agosto de 2019, aponta que a maioria das PVHA no Brasil já passou por pelo menos alguma situação de discriminação ao longo de suas vidas. Os dados fazem parte do Índice de Estigma em relação às pessoas vivendo com HIV/AIDS – Brasil, realizado pela primeira vez no país.Logo, o objetivo do projeto é fomentar ações posithivas com estudantes de graduação dos cursos da área saúde, de combate ao estigma e discriminação de pessoas vivendo com HIV/Aids.

Para a seleção, os (as) candidatos (as) deverão preencher rigorosamente os critérios abaixo:

1. Ser aluno(a) de graduação regularmente matriculado(a) na UFC a partir do 2º semestre (no curso em que está com matrícula ativa);

2. Não estar matriculado no último semestre do curso no período 2023.2;

3. Não poderá estar em regime de internato, vedadas ainda as matrículas do tipo especial, inativas, trancadas ou irregulares;

4. Ter apresentado trabalho no XXXI Encontro de Extensão, caso tenha sido bolsista extensionista em 2022;

5. Não estar recebendo bolsas de outros programas da UFC, uma vez que é vedada a acumulação de bolsas;

6. Estar matriculado com no mínimo de 16h de créditos;

Do Processo de Seleção:

1. Será exigido no ato da inscrição a entrega do HISTÓRICO ESCOLAR ATUALIZADO e a CARTA DE INTENÇÃO;

2. Poderão se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biologia, Psicologia e Comunicação da UFC;

3. A seleção dos extensionistas estará a cargo da Professora Lisandra Damasceno, coordenadora dos projetos deste edital, e será realizada através de entrevista, análise da carta de intenção e exame dos respectivos históricos escolares;

4. A nota final será composta pela média das notas da entrevista, carta de intenção e do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) do histórico escolar;

5. Se houver empate, o critério de desempate se dará através da maior nota da entrevista, seguida da carta de intenção e do IRA do histórico escolar;

6. A alocação das bolsas, primeiramente remunerada e posteriormente as voluntárias, ocorrerá de acordo com a ordem classificação dos (as) candidatos (as);

7. A admissão do (a) extensionista será para o período de abril a dezembro de 2023;

8. O (A) extensionista estará subordinado às normas que disciplinam as atividades de extensão estabelecidas pela Universidade;

Cronograma do Processo Seletivo:

Inscrição a Carta de Intenção (inserir no formulário de inscrição): 10/03/2023 a 13/03/2023

Entrevistas on-line: 14 de março de 2023 a partir das 9h.

LISANDRA SERRA DAMASCENO

Coordenadora dos Projetos Conhecendo as infecções as Infecções Fúngicas