Cronologia das Chefias do DSC

Historicamente a estruturação e institucionalização das atividades voltadas para a Medicina Preventiva, Saúde Pública, Saúde Comunitária e Epidemiologia desenvolvidas no âmbito da UFC, ocorreram a partir da criação do Instituto de Medicina Preventiva (IMEP) da UFC, instituição precursora do Departamento de Saúde Comunitária.

O IMEP foi criado em 1959 como um dos institutos aplicados da UFC, com o objetivo de desenvolver o ensino e a pesquisa no campo da Medicina Preventiva, Saúde Pública e disciplinas afins.

Como uma das consequências das atividades do IMEP, foi criada na então Faculdade de Medicina da UFC, a disciplina de Medicina Preventiva, que juntamente com a cadeira de higiene e estatística, formaria o Departamento de Higiene e Medicina Preventiva, ainda na década de sessenta.

No final da década de 1960, o IMEP foi desarticulado como consequência da intervenção autoritária do regime político que se abatera sobre o país. A partir de 1972, com a Reforma Universitária, o Centro de Ciências da Saúde substituiu as escolas da área da saúde, e o Departamento de Saúde Comunitária incorporou os antigos Departamentos de Medicina Preventiva, Pediatria e Ginecologia-Obstetrícia.

O Departamento de Saúde Comunitária do então Centro de Ciências da Saúde – UFC, em 1991-1992, era composto, portanto, na área da Saúde Pública, por alguns poucos professores remanescentes do antigo Departamento de Medicina Preventiva, originalmente egressos do pioneiro Instituto de Medicina Preventiva da UFC (IMEP), criado ainda em 1959, que tinham interesse institucional em um Departamento próprio.

Em 1994, como consequência da implantação da pós-graduação em Saúde Pública no então DSC, tornou-se estatutariamente viável a criação de dois novos departamentos acadêmicos, de modo a dar autonomia e identidade própria tanto à área de saúde pública, como à área de saúde materno-infantil, como era seu desejo.

O Prof. Ricardo Pontes, no exercício da Coordenação do Mestrado em Saúde Pública, juntamente com a participação do Prof. Dr. Luciano Silveira Pinheiro, então Chefe do Departamento de Saúde Comunitária, professor da área de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina, coordenaram então o projeto de criação dos dois novos departamentos, a partir do antigo Departamento de Saúde Comunitária: o Departamento de Saúde Materno-Infantil e o novo Departamento Departamento de Saúde Comunitária, agora atuando especificamente no campo docente da Saúde Pública/Saúde Coletiva/Doenças Infecciosas.

Como consequência desse movimento institucional, foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC, em 1995, o desmembramento das duas grandes áreas que antes compunham esta unidade departamental, remanescentes da Reforma Universitária: de um lado criou-se o Departamento de Saúde Materno-Infantil, congregando os professores da área de pediatria e ginecologia-obstetrícia; e, de outro, criou-se o novo Departamento de Saúde Comunitária, agora especificamente composto pelo quadro docente vinculado à área de Saúde Coletiva e de Doenças Infecciosas, sendo o Prof. Ricardo Pontes seu primeiro Chefe na nova organização.

Feito este preâmbulo, considerando o ano de 1995, em que foi criado o novo Departamento de Saúde Comunitária da UFC, segue abaixo a relação de Chefias e seus respectivos períodos.

1995 – 1996

Chefe: Prof. Ricardo Pontes