Vagas de Monitoria Voluntária de Doenças Infecciosas

Data de publicação: 18 de abril de 2022. Categoria: Sem categoria

A Chefia do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará FAZ SABER que, no período de 19 a 21 de abril de 2022, estarão abertas as inscrições para a seleção de admissão à Monitoria em Saúde Comunitária para o Curso de Medicina, referente ao Programa de Iniciação à Docência (PID) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGAD)

1. Serão 2 (duas) vagas para admissão à MONITORIA VOLUNTÁRIA,  destinadas ao Módulo Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias.

2. As inscrições acontecerão exclusivamente on-line, no Site do Departamento de Saúde Comunitária, através do formulário eletrônico https://forms.gle/7dayVntMA2X7Ma3G6 no período de 19 a 21 de abril de 2022, das 00h do primeiro dia às 23h59min do último dia, onde também serão fornecidas informações complementares aos interessados. O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: a) prova escrita; b) entrevistas, com análise dos respectivos históricos escolares.

3. O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:

1. Correto preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição;
  2. Cópia atualizada do Histórico Escolar do Curso de Graduação, no formato PDF, comprovando que cursou e foi aprovado no módulo pretendido para monitoria, que deve ser enviado (upload) através do Formulário Eletrônico de Inscrição.

Parágrafo Único: Em nenhum momento será aceita a incorporação de quaisquer documentos em momento posterior ao ato de inscrição.

4. O processo seletivo ocorrerá de acordo com o cronograma apresentado no quadro abaixo:

Etapas do Processo Seletivo Datas
Prova Escrita 22 de abril de 2022
Entrevista (Análise Curricular) 22 de abril de 2022
Divulgação do resultado 23 de abril de 2022

a) Prova escrita de conhecimentos da disciplina pretendida – dia 22 de abril de 2022 (sexta-feira), às 13h, online, através do link: https://meet.google.com/cqc-yvce-fff?hs=224.

b) A prova escrita é eliminatória, sendo seis (6,0) a nota mínima para aprovação.

c) Entrevista (Análise Curricular) – dia 22 de abril de 2022 (sexta-feira), após a realização da prova escrita.

d) Divulgação do resultado final – dia 23 de abril de 2022, a partir das 17h, através do Site do Departamento de Saúde Comunitária.

e) As provas de seleção serão constituídas e de duas etapas:

• Prova Escrita;
  • Entrevista (Análise Curricular).

f) Uma lista de classificação única será formulada com base na nota final do concurso atribuída a cada aluno.

g) A chamada para ocupação das vagas voluntárias seguirá a ordem da lista de classificação única no processo seletivo, tendo o candidato mais bem classificado preferência de escolha sobre qual modalidade de bolsa intenciona ocupar.

e) Em caso de empate entre os candidatos será, inicialmente, considerada a nota obtida na disciplina pretendida do Departamento de Saúde Comunitária.

5. Para realização das provas presenciais, será exigida a apresentação de comprovante de vacina contra a Covid-19, com, no mínimo, duas doses ou dose única, além do uso de máscara de proteção individual.

6. Os casos omissos serão avaliados pela Comissão de Monitoria do Departamento.

Fortaleza, 18 de abril de 2022.

MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO RIBEIRO
Chefe do Departamento de Saúde Comunitária

ANEXO AO EDITAL

Programa da Disciplina de Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias

ASSUNTOS:

1. Riscos Biológicos

2. Tétano

3. Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

4. Meningites

5. Tuberculose Extrapulmonar

6. HIV

7. Arboviroses

8. Infecções Sexualmente Transmissíveis

9. Micoses Sistêmicas

10.Leptospirose

11.Leishmaniose Visceral

12.Herpes Simples/Varicela-Zoster

13.Antibióticos

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

1. GOLDMAN, L.; SCHAFER, A. I. Goldman-Cecil. Tratado de Medicina Interna – 25a. Edição, 2016. Elsevier. USA.
  2.  JAMESON, J. L.; FAUCI, A. S.; KASPER, D. L.; HAUSER, S. L.; LONGO, D. L.; LOSCALZO, J. Medicina Interna de Harrison. 18ª. Ed., Editora McGraw-Hill, 2019.
  3. VERONESI, R.; FOCACCIA, R. Tratado de Infectologia. 5a ed, Ed. Atheneu, 2015.
  4. TAVARES, Walter. Antibióticos e Quimioterápicos para o Clínico. 4a Ed. Editora Atheneu, 2020.
  5. BENNETT, J. E.; DOLIN, R.; BLASER, M. J. Mandell, Douglas and Bennett’s Principles and Practice of Infectious Diseases. 9a ed., Elsevier, 2019.
  6. Manuais específicos do Ministério da Saúde:
    DST
    Dengue