Comunicado sobre o Projeto de Extensão Bioética: Experiências do Cuidado

Data de publicação: 22 de março de 2023. Categoria: Sem categoria

O professor Francisco Ursino da Silva Neto (DSC/FAMED/UFC) comunica e divulga o Projeto de Extensão denominado de Bioética: Experiências do Cuidado (PREX/UFC).
A inscrição e o processo seletivo serão realizados na mesma data (dia 29/03/2023, quarta-feira), no período de 9h30min às 12 horas, no Departamento de Saúde Comunitária (DSC), Bloco didático Ronaldo Ribeiro, quinto andar, Rua Papi Júnior, 1223.
A seleção para um(a) bolsista remunerado(a) e outros(as) voluntários(as) será
efetivada por intermédio de Entrevista (ordem de chegada). A experiência é aquilo que nos acontece, o que se passa conosco ou o algo que sucede a cada um em sua singularidade em determinada ocasião.
Como nos ensina o educador espanhol Jorge Larrosa¹: a experiência requisita um gesto de interrupção, requer parar para escutar, dedicar atenção, parar para olhar, parar para sentir… suspender o automatismo da ação, cultivar a arte do encontro e da delicadeza.
No saber da experiência se estabelece uma mudança de valor do paradigma epistemológico e, consequentemente, também ético, pois se manifesta na relação entre o conhecimento e o ser humano.
Para nós, o conhecimento não está restrito ao plano cognitivo, mas na conjugação entre o sentir e o conhecer. Trata-se de outra concepção de lógica: não mais a racional absoluta que opera no plano cujo valor mais relevante é o instrumental, o resultado, o objeto.
A essência da aprendizagem não advém da experiência de outrem, mas com o outro(a) fazendo parte da nossa própria experiência de aprender. Assim, se vive a lógica do sentido e eclode a dimensão do cuidado.
A Ação Extensionista se propõe a produzir e difundir novos conhecimentos na temática da formação humana, tendo como referência o saber da Bioética: Ética-da-vida ou Aionética e como meio de comunicação a rede social Instagram.
Sobre a Inscrição e o Processo Seletivo (dia 29/03/2023, quarta-feira):
Poderão se inscrever para concorrer à bolsa remunerada quaisquer estudantes
regularmente matriculados nos Cursos de graduação da Área de Saúde da UFC,
observando-se os critérios do Edital Nº 09/2022/PREX/UFC, para o Programa de Bolsas de Extensão Universitária – 2023.
Além dos discentes da Área de Saúde, poderão se inscrever para integrar o Projeto como voluntários(as) quaisquer estudantes regularmente matriculados nos Cursos de graduação da UFC; principalmente, aqueles(as) oriundos das Áreas de Humanidades.

¹Cf. LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015